Ilhabela – Passeios, Praias e Trilhas

Ilhabela - Chalés da Lála

O Arquipélago de Ilhabela é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. Com 85% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. Sinônimo de flora exuberante e fauna rica em diversidade, a beleza local é completada pela suas 39 praias e muitas cachoeiras. Sua história rica em lendas de piratas e corsários é remetida aos engenhos de pinga que existiam no município até o final do século XIX. Hoje, destino turístico consolidado Ilhabela é reconhecida pelos seus eventos esportivos como a Semana de Vela e a etapa do mundial de corrida de aventura X-Terra entre outros. Para completar a magia da cidade, charmosa e variada rede hoteleira oferece conforto acima da média. Farta gastronomia de alto padrão, bem como movimentada e musical vida noturna, aliada ao clima tropical e redutos paradisíacos, fazem de Ilhabela um destino para o ano inteiro. Cada momento em Ilhabela vale a pena ser vivido intensamente.

Passeios de lancha, veleiro ou escuna ao redor de Ilhabela, desfrutando e conhecendo algumas das praias da costa leste da ilha, não acessíveis ou de difícil acesso por terra, são de um prazer único. Iniciando o passeio pelo norte da ilha, vale a pena conhecer o Farol da Ponta das Canas, Praia do Jabaquara, Praia da Fome, Praia do Poço, Saco do Eustáquio, Praia dos Castelhanos e Saco do Sombrio entre tantas outras opções. Pelo sul, as Praias do Bonete e da Indaiuba são imperdíveis.

Estrutura Turística

Ilhabela tem uma das melhores estruturas turísticas do estado de São Paulo. Chalés, hotéis e pousadas com muito charme dispõe de mais de 5.000 leitos para agradar todos os gostos e com tarifas acessíveis. A gastronomia local é outro ponto forte. São mais de 70 restaurantes e quiosques de praia com cardápio variado de cozinha internacional, italiana, japonesa, francesa, alemã, tailandesa, portuguesa, espanhola, brasileira, além é claro da tradicional comida caiçara. Passeios de jipe, veleiro, lancha, escuna, equipamentos para pesca, mergulho, kitesurf, windsurf entre outros estão disponíveis em agencias para locação. Tudo com muita facilidade para tornar sua estadia em Ilhabela inesquecível. Aguardamos sua visita !

Praias

Destaque para a pria de Castelhano. Isolada no lado inabitado de Ilhabela o acesso à Praia dos Castelhanos é feito por mar ou estrada de terra com veículos 4×4 que atravessa os 22 km de Mata Atlântica por entre rios, cachoeiras e exuberante flora e fauna em meio ao Parque Estadual de Ilhabela. A baia de Castelhanos é formada por três praias e entre elas se encontra uma lagoa de águas cristalinas. Na Praia do Gato se inicia uma trilha em direção à Cachoeira do Gato, queda d’água com 80 metros de altura, que se alcança após uma caminhada de 40 minutos.

Trilhas

Ilhabela conta com uma infidade de trilhas no meio da mata. São caminhos fáceis ou desafiantes, feitas para os aventureros natos, abaixo segue uma seleção que fizemos:

Trilha do Baepi

A Trilha do Baepi tem acesso pelo bairro do Itaguassú. O trecho inicial é difícil, com subidas íngremes e longas. O esforço é compensado pela vista incrível dos vales, praias e o mar que se vislumbram quando se alcança o cume. O pico tem uma altitude de 1058 m e é o segundo mais alto da ilha. A duração da caminhada é de 7 horas e tem alto grau de dificuldade, devendo ser feito com monitor credenciado.

Trilha do Água Branca

A Trilha da Água Branca é para curtir com a família. Tem inicio junto à guarita do Parque Estadual de Ilhabela, na estrada que leva à Praia dos Castelhanos, tem 2 km, é sinalizada e passa por vários poços de água doce e cristalina onde se pode tomar um banho refrescante.

Cachoeira da Laje

A Cachoeira da Laje fica na Trilha do Bonete, à apenas 45 minutos (4 km) de caminhada a partir do inicio da trilha no extremo sul da ilha na Ponta da Sepituba. Talvez uma das mais divertidas cachoeiras de Ilhabela, oferece poços, escorregadores e duchas de água cristalina e refrescante. A trilha não apresenta dificuldades mesmo para os menos experientes. Para os mais aventureiros é possível descer a cachoeira até o mar.

Trilha para praia do Bonete

A Praia do Bonete, localizada ao sul da ilha, tem acesso somente por mar ou trilha de 13 km através da Mata Atlantica. Formada por uma baia de com aproximadamente 1.000 metros de praia, tem mar agitado com forte arrebentação, propiciando a pratica do surf. Tem cachoeiras com águas cristalinas e vegetação exuberante. É habitada pela maior comunidade tradicional caiçara. O local foi refúgio de piratas e corsários e é fonte de muitas lendas e relatos..

Atividades e Passeios

Rapel de Cachoeira

Para os amantes de adrenalina, pode-se fazer rapel em algumas cachoeiras da ilha, com diferentes níveis de dificuldade. Para os iniciantes é indicado o rapel na cachoeira dos Três tombos, próximo à praia da Feiticeira, após uma caminhada de 20 minutos chega-se ao local do rapel realizado a uma altura de 30 metros. É necessária a presença de um monitor.

Curso Básico de Vela

Favorecida por suas condições geográficas, Ilhabela é considerada a capital da vela. É possível a pratica deste esporte em todas as suas modalidades. O canal de São Sebastião oferece águas abrigadas e a ocorrência de ventos em todas as épocas do ano. Para os iniciantes há cursos de 12 horas que podem ser divididos em 3 ou 4 aulas.

Curso de Vela Oceânica

Todo ano, no mês de Julho, Ilhabela é palco do maior evento de vela da America do Sul, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Este evento reúne mais de 200 embarcações de vela oceânica para competir nos arredores da ilha. Qualquer época do ano é perfeita para o aprendizado e quem sabe futuramente participar como tripulante num dos veleiros participantes das regatas. Cursos com 12 horas de duração divididos em 3 ou 4 aulas em veleiro de 32 pés estão disponíveis para iniciantes.

Aulas de Windsurfe

Ilhabela é o local ideal para a prática deste esporte, pois os constantes ventos no canal de São Sebastião são o combustível indispensável. Basta saber nadar e já na primeira aula é possível fazer as primeiras manobras. Cursos com duração de 12 horas que podem ser divididos em varias aulas estão disponíveis nas escolas de vela. Para quem já sabe velejar nesta modalidade há equipamentos para locação.

Aulas de Kite Surf

Novidade em muitos lugares, o Kite Surf é muito praticado em Ilhabela. Instrutores capacitados oferecem aulas e equipamentos para locação. Em media com 10 a 12 horas de aula o praticante já se sente à vontade para curtir os bons ventos do canal.

Mergulho

Ilhabela tem em sua costa um grande número de naufrágios que podem ser visitados no fundo do mar. Além dos naufrágios, outra opção de mergulho é na costeira da Ilha de Búzios onde existe uma boa quantidade de cavernas e exuberante flora e fauna subaquática. Também na Ilha das Cabras existem inúmeras espécies de peixes para serem apreciadas. No lado leste da Ilha são muitas as opções para a pesca submarina e o mergulho. Agencias especializada contam com equipamento para locação e embarcações.

Pesca

A pesca esportiva é realizada durante todo o ano, próxima das costeiras no sul da ilha. Também a pesca oceânica pode ser praticada em Ilhabela, onde se encontram Marlim, Sailfish, Dourado e Atum. Lanchas com capacidade para até 6 pescadores e equipamentos estão disponíveis para locação (entre Novembro e Março).

Parceiros


www.vinivela.com.br
Rua da Padroeira, 12 – Shopping Villa da Vila, Ilhabela
(12) 3896-3607 / 9716-5250 / 9777-3362